terça-feira, 22 de junho de 2010

XVI CEUFMA debate sobre as opressões da sociedade contemporânea

O último dia do evento foi marcado pelo debate das ações da futura gestão do DCE

O XVI Congresso dos Estudantes da UFMA (CEUFMA) além de debater sobre as diretrizes de ações da futura gestão do DCE, também discutiu os conceitos de universidade e o papel do movimento estudantil dentro das instituições. Contribuindo de forma rica nos debates, os estudantes, professores e técnicos da UFMA participaram ativamente das discussões e, por isso, o evento superou as expectativas dos organizadores.

Nelson Júnior, estudante do curso de Farmácia e membro da organização do Congresso, comentou a relevância dos temas discutidos na mesa redonda. “Além de discutir as ações da próxima gestão do DCE, nós escolhemos temas que refletem no comportamento dos acadêmicos de todas as universidades do país”, explica.

Sendo a primeira vez que os acadêmicos dos interiores do Estado participam do Congresso, o evento propõe também que o DCE do Campus do Bacanga represente todos os Campi do Estado. Para o estudante do Campus de Chapadinha o movimento estudantil deve propor melhorias para a UFMA como unidade e não cada um lutando por um próprio ideal. “Deve-se rever a organização e o papel do movimento estudantil, pois ele gera novos ideais para a melhoria da Universidade”, declara.

Na mesa redonda, o tema central foi a “Opressão nas universidades”. O preconceito contra as mulheres, negros e homossexuais foi bastante analisado, visto que o Brasil é o país onde há mais agressões e mortes de homossexuais no mundo. Outra questão discutida foi as “Paradas do Orgulho” que, atualmente, tem um foco mais festivo do que de luta. “A mesma pessoa que oprime os homossexuais, também oprime a mulher e os negros. Dessa forma, temos que discutir esse tema para conscientizar os alunos de que a homofobia é crime”, comenta Clístenes Mendonça, representante do ENUDS.


Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jessica Melo/ASCOM
Notícia alterada em: 10/05/2010 14h40

Nenhum comentário:

Postar um comentário