terça-feira, 22 de junho de 2010

HUUFMA inova no atendimento clínico

A novidade é a Hebiatria: atendimento diversificado direcionado a adolescentes de 10 a 20 anos

Contando com dois consultórios médicos, ambulância exclusiva, aparelho de eletro, monitor multiparamétrico, desfibriladores cardioversores, entre outros, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) atende casos emergenciais, ocorrências clínicas como dores fortes de cabeça, crise de hipertensão, diabetes, além de prestar aconselhamentos médicos.

Com a presença de um clínico geral, que atende todos os dias pela manhã e tarde, a unidade conta com um psicólogo, um assistente social e um hebiatra (seu último investimento). O atendimento é gratuito e é destinado a discentes, docentes e servidores da UFMA. O hebiatra é um médico direcionado para adolescentes na faixa de 10 a 20 anos. Adaptado à linguagem jovial, esse profissional é um educador que deve orientar o jovem de uma forma geral, observando hábitos alimentares, sexuais, comportamentais e como se dá a relação deste jovem com seus familiares e amigos.

De acordo com a hebiatra do HUUFMA, Nair Nelma Campos, a Hebiatria trata de forma diferente os adolescentes e suas especificidades. “O adolescente é exposto aos agraves da saúde como obesidade, DSTs, estresse, entre outros. A Hebiatria é um aparato geral de problemas que acompanham a puberdade. Além de uma consulta, é uma doação de atenção integral a saúde do jovem, envolvendo as esferas clínicas, emocionais, e sociais”, esclarece.

O primeiro atendimento com o adolescente é feito junto a seus pais e depois sozinho. Nessa segunda etapa, o jovem fica mais a vontade para expor seus problemas e complicações típicas da puberdade. O direito de sigilo de alguns assuntos só é quebrado em situações que ofereçam risco de morte ao paciente ou pessoas próximas a ele.

O HUUFMA oferece o atendimento com o hebiatra, que deve ser agendado, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h.

Lugar: ASCOM UFMA
Fonte: Jessica Melo
Notícia alterada em: 22/04/2010 09h56

Nenhum comentário:

Postar um comentário