terça-feira, 22 de junho de 2010

Pronera realiza formação de professores

O programa tem a finalidade de formar professores de qualidade nas zonas rurais

Acontece durante toda essa sexta-feira, 6, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

De acordo com a coordenadora do Pronera da UFMA, Adelaide Ferreira Coutinho, a parceria entre as universidades, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) contribui para a redução dos índices de analfabetismo na zona rural. “Os maiores déficits de educação e oferta de escolas são nas zonas rurais e, com as parcerias, nós estamos conseguindo reduzir o analfabetismo em todo o Brasil, pois o programa é em âmbito nacional”, declara.

A presença do Pronera no Maranhão acontece por meio do Projeto de Formação de Educadores em Educação do Campo que, atualmente, está em sua terceira edição. O objetivo é formar professores de qualidade nas salas de aula das comunidades rurais e construir lideranças para extensão desses estudos sociais.

A aluna beneficiada pelo programa, Maria José Andrade, moradora da comunidade de Palmeral no município de Esperantinópolis, declarou a notoriedade do Pronera para a zona rural, enfatizando que o conhecimento adquirido através dos quatro anos do curso colabora para os avanços educacionais nas comunidades do Maranhão. “Através do Pronera podemos proporcionar melhorias para nossa comunidade e adquirir conhecimento para solucionar os problemas educacionais que afligem os moradores da zona rural”, afirma.

O projeto durou 4 anos e forma nessa sexta-feira 225 professores em nível médio e magistério para atuarem em escolas de assentamento de Reforma Agrária.




Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jéssica Melo/ASCOM/UFMA
Notícia alterada em: 07/11/2009 21h32

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