terça-feira, 22 de junho de 2010

O Maranhão terá importante programa da Agência Nacional de Petróleo (ANP)

O programa é multidisciplinar e contempla o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFMA



A UFMA, por meio do Núcleo de Estudos em Petróleo e Energia (NEPE), acaba de aprovar o primeiro Programa de Formação de Recursos Humanos do Setor de Petróleo do Estado do Maranhão. Trata-se de um importante programa nacional, coordenado pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis, o qual tem proporcionado grandes impactos de apoio ao desenvolvimento do setor no país, nos últimos 10 anos.

O projeto da UFMA intitulado Programa Multidisciplinar de Formação de Recursos Humanos em Biocombustíveis e Energia (PRH-ANP/UFMA) tem como setor responsável pela sua execução o Departamento de Química, através do Laboratório de Análises e Pesquisa em Química Analítica de Petróleo e Biocombustíveis (LAPQAP), vinculado ao NEPE.

Trata-se de um programa multidisciplinar do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, que será coordenado pelo professor da UFMA Edmar Pereira Marques e envolve os seguintes departamentos acadêmicos: Química (DEQUI), Tecnologia Química (DETQI), Engenharia Elétrica (DEE) e Informática (DEINF), com seus respectivos cursos de graduação e pós-graduação(mestrado e doutorado).

O novo programa contará com recursos de apoio para as atividades didáticas e cotas de bolsas para professor visitante e para os alunos em todos os níveis.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jessica Melo/Ascom/UFMA
Notícia alterada em: 20/05/2010 14h42

Nenhum comentário:

Postar um comentário