terça-feira, 22 de junho de 2010

IX Encontro Humanístico promove mini-curso tendo como tema central a identidade africana

O evento acontece entre os dias 16 e 20 de novembro no Centro de Ciências Humanas da UFMA


Um dos mini-cursos ministrados no IX Encontro Humanístico da UFMA é o “Pensamento, identidade e política em África”. Nas aulas são abordados assuntos como: colonização europeia na África, as diferenças entre a escravização europeia e a africana, e a identidade do continente visto como unidade, apesar de ter inúmeras variações na língua, cultura, economia e política.

De acordo com Antonio Evaldo Barros, doutorando em Estudos Africanos na UFBA, o objetivo do mini-curso é tentar conhecer melhor o continente africano e refletir sobre pensamento, política e identidade na África, escapando dos estudos direcionados apenas à cultura africana. “O objetivo é engrandecer os estudos africanos por meio de uma análise das características singulares da África, isolando-a de estudos culturais e avançando para um esclarecimento econômico e político”, ressaltou.

Nas aulas são abordados, além de outros temas, as políticas coloniais que segregaram a cultura africana. A política colonial de assimilação, imposta por portugueses, franceses e belgas, tinha o objetivo de converter o africano em europeu. Nesse caso, o europeu ensinava ao africano a língua e os costumes da Europa. Na política colonial de diferenciação, imposta por ingleses e alemães, era permitida a manutenção das línguas e religiões e aplicava-se um governo indireto sobre as colônias.

O público alvo do mini-curso são todos que se interessam pelo tema central, e as aulas serão ministradas até sexta-feira, 20, nas dependências do Centro de Ciências Humanas da UFMA.


Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jéssica Melo/ASCOM/UFMA
Notícia alterada em: 17/11/2009 15h14

Nenhum comentário:

Postar um comentário