terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso de Pedagogia leva educação e alegria às crianças internadas no HUUFMA

O projeto intitulado “Estudar, uma ação saudável: construindo uma pedagogia hospitalar” tem parceria com os Faróis da Educação de São Luís




Por meio de leituras, cânticos e doações de livros, o Projeto de Extensão (Proex), que é de responsabilidade do Departamento I do Curso de Pedagogia da UFMA, leva diversão e entretenimento para as crianças internadas no Hospital Universitário (HUUFMA). Este é um projeto que surgiu em 2007, por um pedido do ex-diretor do HU e atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, ao Curso de Pedagogia, que por sua vez, solicitou ao Núcleo de Humanização do HUUFMA que criasse um projeto voltado para questões educativas das crianças hospitalizadas.

Intitulado Estudar, uma ação saudável: construindo uma pedagogia hospitalar, é um projeto de responsabilidade do Departamento de Educação I que tem o apoio do Núcleo de Humanização do HUUFMA com parceira do Farol da Educação. Além de leituras e músicas, os voluntários do Farol da Educação, vestidos de palhaços e de muitos sorrisos, apresentam peças teatrais que se estendem até o setor de emergência do hospital.

As ações acontecem nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras com ações voluntárias dos alunos do Curso de Pedagogia da UFMA e, uma vez por mês, com os representantes dos Faróis da Educação de São Luís.

Inicialmente coordenados pela professora Maria José Albuquerque Santos, momentaneamente afastada para o doutorado, e atualmente orientados pela professora Francy Rabelo, os voluntários trabalham o incentivo à leitura e praticam atividades de escolarização com as crianças, além de proporcionar alguns momentos de alegria para elas e suas famílias. “Trabalhamos com conteúdos educacionais para percebermos a escolaridade das crianças, visto que muitas são do interior do Estado. Temos também atividades práticas para envolver o paciente ao dinamismo sem sair do foco principal, que é a continuidade da escolarização”, afirmou a coordenadora.

Segundo a coordenadora de Pedagogia do Materno Infantil, Joanilde Pires, este projeto pretende fazer com que a escola venha até a criança, para ela não se afastar da educação. “O projeto farol da educação está presente, graças a uma parceria com o Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia da UFMA que nos trouxe o farol. Isso faz com que melhore o bom humor da criança facilitando o tratamento do paciente. Focamos também para a leitura mostrando a importância do livro para a criança”, destacou a pedagoga.

Para Domingas Maria, mãe de uma criança de oito anos, o projeto incentiva as mães como também as crianças, tendo em vista que o hospital é um lugar mais para doente. Isso melhora a autoestima das crianças, distraindo-as e divertindo-as. “Esta iniciativa é excelente, pois sempre que falo para meu filho que vamos ao hospital, já não se torna um pesadelo para ele, visto que no hospital ele também encontrará diversão e distração, deixando a criança mais relaxada no ato da consulta”, concluiu Domingas.

O projeto de extensão foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão em 2007 e foi idealizado pelo Núcleo de Humanização do Hospital Universitário.



Premiação

O projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável: construindo uma pedagogia hospitalar” foi premiado em novembro de 2009, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, no 5º Congresso de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp), obtendo o primeiro lugar na área de Ciências Humanas e no mês passado o resumo da apresentação premiada foi publicado na revista de Extensão da UNESP. Os critérios avaliados na premiação foram: Clareza na apresentação; Estética; Importância Social do Projeto; Obediência ao projeto pedagógico do Curso de origem; Resultados e Conclusões; Benefício à Sociedade; Grau de dificuldade para realização; Auto-Explicativo; Importância na formação complementar do aluno.

Perfil da professora Maria José Albuquerque Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, na cidade de Marília, SP, (1998). Professora concursada da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Curso de Pedagogia, lotada no Departamento de Educação I. Atualmente cursa o Doutorado em Educação- DINTER- convênio UNESP/Marília e UFMA, com previsão de defesa de tese em dezembro de 2010.

Perfil da professora Francy Rabelo

Possui graduação em Pedagogia (2003) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2004), ambas pela Universidade Federal do Maranhão. Foi Professora Substituta na UFMA no período de 2007 e início de 2008. Atualmente é Professora Auxiliar I (desde 2008) na Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de trabalho, Pesquisa Educacional, Pedagogia Hospitalar. Ministra as disciplinas: Projeto Educativo, Pesquisa Educacional, Práticas Investigativas em Filosofia I, Avaliação de Políticas e Instituições Educacionais e Estágio Supervisionado. Coordena o Projeto de Extensão Estudar, uma ação Saudável: construindo uma pedagogia hospitalar (UFMA) que acontece no Hospital Universitário Materno Infantil.

Edição: Dyego Rodrigues

Lugar: Materno Infantil/HUUFMA
Fonte: Jéssica Melo e Sansão Hortegal
Notícia alterada em: 25/05/2010 08h50

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