terça-feira, 22 de junho de 2010

“Amores de Porto”

Tese de dissertação explica como é a relação entre prostitutas e tripulantes dos navios de São Luís


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA promoveu hoje a defesa da tese da aluna Nicole Costa de Campos, com o tema “Amores de Porto: dinâmica das relações de prostituição entre garotas de programa e homens estrangeiros tripulantes de navios em São Luís (MA)”, na Sala do Mestrado em Ciências Sociais no Centro de Ciências Humanas da UFMA- CCH.

A aluna destacou o papel das prostitutas aos olhos dos homens estrangeiros tripulantes que as vêem como companheiras, refúgio de problemas. As fantasias de boa parte delas como, por exemplo, mobilidade social, viajar para outros países, dar continuidade em suas atividades em um lugar diferente, acumular o dinheiro que ganham com a prostituição e construir algo pra si ou casar é realizada por meio destes homens estrangeiros e destas viagens.

Apesar de que, em alguns casos, as prostitutas acabam por se apaixonar pelos estrangeiros tripulantes, o interesse econômico em suas práticas existe, mas não deve ser visto como uma prática condenável.

Na questão do tráfico de mulheres, há algumas que optam pela migração, pelas viagens e até chegam a burlar a fiscalização para conseguirem praticar a atividade da prostituição em outro país. O objetivo é a ascensão econômica independente de que o resultado seja o matrimônio ou dar continuidade na profissão. Na pesquisa feita pela aluna, diretamente com as prostitutas, não houve histórias como “raptos” ou “tráfico” para que elas entrassem na prostituição. Correlacionando tráfico à prostituição atribui-se caráter vitimizador à prostituta, que é uma relação equivocada.

O professor Edmilson Júnior (UFRN), que compunha a banca examinadora, elogiou a dissertação da aluna e declarou que o trabalho deve ser publicado, visto que é um tema socialmente relevante e que gera curiosidade.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jessica Melo
Notícia alterada em: 26/03/2010 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário