terça-feira, 22 de junho de 2010

O Câncer de mama e seus aspectos psicológicos

Alunas da UFMA comentam como o câncer de mama reflete na vida de mulheres que diagnosticaram essa doença


A partir da percepção de que o câncer de mama é tema de bastante relevância para a sociedade e que é um assunto abordado a partir de suas implicâncias físicas, as alunas do 7º período do curso de Psicologia da UFMA apresentaram um trabalho no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) cujo título é “Câncer de mama em mulheres de meia idade”.

O trabalho foi construído a partir de pesquisas bibliográficas e entrevistas com mulheres (entre 40 e 57 anos) que sofrem com o câncer de mama. O objetivo do projeto é retratar como o a doença reflete, psicologicamente, na vida dessas mulheres e como elas enfrentam o seu tratamento. Insegurança, tristeza, angústia e medo foram alguns dos sentimentos constatados pelas alunas a partir das entrevistas com essas mulheres.

A partir do diagnóstico da doença notou-se a alteração de comportamento com a sociedade, com a família e principalmente com seus parceiros. A percepção de que os seios são vistos como símbolo de sexualidade e feminilidade, refletem uma baixa auto-estima para as mulheres com o câncer. A mudança de rotina e estilo de vida implica na tendência ao isolamento, visto que a insegurança é um dos sentimentos observados na pesquisa.

O apoio da família e dos amigos é muito importante no tratamento. Orientadas pela professora do Curso de Psicologia da UFMA, Isalena Carvalho, as alunas observaram que o papel do psicólogo no processo de enfretamento é buscar estratégias para que a pessoa que tenha a doença consiga passar pelo tratamento sem perder a qualidade de vida. “É necessário lidar com o câncer de mama, pois é uma realidade na qual a pessoa se insere, mas também fazer que, mesmo com a doença, ela consiga enfrentar todas as alterações ocorridas após o diagnostico da doença”, declara a aluna Grasyelle Cristina.

Alunas do projeto: Grasyelle Almeida, Maysa Santos, Fabiana Fonseca, Kenia Almeida, Camilla Castello Branco e Mariá Barros.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jessica Melo/ASCOM/UFMA
Notícia alterada em: 29/03/2010 16h28

Nenhum comentário:

Postar um comentário