terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso de Oceanografia da UFMA foi destaque no IV Congresso Brasileiro de Oceanografia

A UFMA foi parabenizada pela quantidade de trabalhos científicos apresentados no evento





O IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), cidade de Rio Grande-RS, entre os dias 17 e 21 de maio, foi marcado pela comemoração dos 40 anos de criação da graduação do curso de Oceanografia no Brasil. Foram lembrados os momentos de pioneirismo, dificuldade e vitórias da Universidade de Rio Grande na implantação da Oceanologia no país.

Refletindo os aspectos ambientais da região e a importância sócio-econômica do curso para o Estado do Maranhão estavam presentes alunos e professores da UFMA. Entre eles destaca-se a presença do professor Dr. Marco Valério Jansen Cutrim (Chefe do Departamento de Oceanografia e Limnologia-UFMA), a professora Dra. Maria do Socorro Saraiva Pinheiro (Coordenadora do curso de Oceanografia-UFMA) e o representante discente do curso, o aluno Abraão Martins Terceiro (Presidente do Centro Acadêmico do curso de Oceanografia-UFMA).

O Congresso, realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) e a Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), contou com 3.000 congressistas; 1217 trabalhos científicos submetidos; 25 palestras; 39 mini-cursos e cursos técnicos; 32 workshops e sessão temática e 5 lançamentos de livros. Da UFMA, 15 alunos participaram do Congresso e foram apresentados 30 trabalhos (entre professores e alunos). Cada aluno da UFMA apresentou pelo menos um trabalho no congresso.

As alunas do 8º período do curso de Oceanografia da UFMA, Camilla Helena e Juliana Holanda, participantes do VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, apresentaram juntas seis trabalhos, sendo um oral e cinco pôsteres. “O Congresso foi muito importante para troca de experiências e para o curso que recentemente foi homologado”, comemorou Camilla Helena.

A UFMA foi bastante elogiada pela UFRG, que parabenizou a Universidade pelo incentivo à produção científica, se mostrando bastante perceptiva através da quantidade de trabalhos científicos enviados ao evento. O importante papel desenvolvido no projeto de mudança de denominação do curso de Ciências Aquáticas para Oceanografia foi um dos assuntos ressaltados no Congresso.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Jessica Melo/Ascom/UFMA
Notícia alterada em: 28/05/2010 15h19

Nenhum comentário:

Postar um comentário