terça-feira, 22 de junho de 2010

UFMA realiza campanha informativa sobre Trabalho Infantil

A ação visa sensibilizar a comunidade universitária em torno da exploração de crianças e adolescentes


Relação exploradora, “desprofissionalizada”, renegada de direitos trabalhistas é o que caracteriza a prática da exploração infantil. Após 100 anos de abolição da escravidão e 60 anos de conclamação da igualdade entre os seres humanos independente de cor, raça, entre outros, ainda imperam as atitudes e métodos de exploração de um ser humano para com outro.

Dessa forma, a Universidade Federal do Maranhão juntamente ao Ministério Público do Trabalho tem tomado ações mais pró-ativas do que repressivas, utilizando os meios disponíveis, como a mídia, para conscientizar a sociedade para o problema. A Divisão de Qualidade de Vida (DQV/DDRH/PRH) da UFMA realizará um seminário no mês de maio visando à conscientização, contando com palestras educativas sobre as consequências do Trabalho Infantil para a vida dessas crianças exploradas.

De acordo com a Diretora da DQV, Alynne Lima, a campanha é educativa e retrata a problemática do trabalho infantil. “Outros setores também estão envolvidos. A prefeitura de Campus e o Restaurante Universitário são parceiros da campanha”, declara.

O seminário será realizado na UFMA a fim de sensibilizar a comunidade universitária para a questão do Trabalho Infantil, mostrando que precisa-se levar em consideração os direitos da criança e do adolescente de frenquentar a escola, ter a convivência familiar e social. Estando preso a algum tipo de trabalho que caracterize exploração, a criança acaba por ter esses direitos violados adquirindo responsabilidades que vão além das suas capacidades e do seu estado de desenvolvimento.

As primeiras medidas da campanha são as distribuições de cartilhas e cartazes para a divulgação do assunto e posteriormente haverá a realização do seminário.

Lugar: ASCOM/UFMA
Fonte: Jéssica Melo
Notícia alterada em: 23/04/2010 09h06

voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário